Sobre Nós
A TAPsi – Treinamento e Assistência Psicológica – foi criada em 2003 com o objetivo de desenvolver cursos, prestar assistência a pessoas com doenças crônicas e capacitar psicólogos e outros profissionais da saúde para trabalharem na área hospitalar e da saúde. Nosso objetivo é contribuir para melhoria da assistência prestada por profissionais de saúde à pacientes portadores de doenças crônicas, assim como fornecer subsídios para que esses profissionais possam lidar com os estressores gerados por situações de sofrimento, luto e iminência de morte no ambiente de trabalho.
Temos uma equipe composta por profissionais competentes e experientes.


Nossa Equipe
Adrianna Loduca
Fundadora

Psicóloga clínica e hospitalar. Sócio-fundadora da TAPsi (empresa de Treinamento e Assistência Psicológica). Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Docente do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Coordenadora de equipe de psicólogos colaboradores no grupo de Dor do IOT HC-FMUSP. Membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED), da Sociedade Latino Americana de Dor (Fedelat) e da Associação Internacional para Estudos da Dor (IASP). Psicodramatista pelo Instituto Jacob Levy Moreno de Buenos Aires e especialista em análise psicodramática pela Escola Paulista de Psicodrama (EPP).
Iniciou sua experiência na área de dor crônica em 1992 atendendo a população de um hospital geral em uma época na qual não existia literatura nacional sobre a temática da dor.
O trabalho de assistir pessoas que sofriam com dores crônicas a impulsionou a procurar informações que pudessem ajudar essa população. Por isso em 1994 foi para Liverpool, Inglaterra, conhecer programas psicoeducativos de dor realizados para minimizar o sofrimento daqueles que se sentiam incapacitados pelo quadro álgico crônico.
Logo após o retorno desta experiência internacional procurou adaptar os programas aprendidos à realidade da população brasileira, e desenvolveu programas educativos interdisciplinares para pessoas com dores crônicas de diversas etiologias em ambulatórios de Dor, inicialmente na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e no Hospital Novo Atibaia e, posteriormente no grupo de Dor do IOT do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC).
Aos poucos, outros psicólogos começaram a trabalhar em conjunto e a trajetória de conhecimento construído foi sendo validada por outros colegas, e com isso cresceu a necessidade de solidificar as experiências adquiridas na prática e sistematizá-las cientificamente, desenvolvendo assim seu mestrado, doutorado e posteriormente pesquisas inovadoras na área.
Paralelamente a clínica, ao hospital e às pesquisas realizadas no ano 2000 iniciou a carreira de docente no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona para alunos do primeiro ao último ano e, também tem a possibilidade de supervisionar, capacitar e treinar estudantes para realizar atendimentos na área da saúde individuais ou em grupos educativos interdisciplinares.
É professora convidada de diversos cursos de pós-graduação e especialização na área da dor em São Paulo e outros estados do Brasil.
É autora e co-autora de livros, capítulos de livros e artigos na área da saúde, especialmente sobre dores crônicas.
Ao longo desses 29 anos acumulou experiências para atendimento de excelência voltado à pacientes, familiares e treinamento de profissionais da área da saúde.
Barbara Maria Müller

Psicóloga, Bacharel e Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2007). Especialista em Dor Crônica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 2007). Especialização em Psicodrama (em andamento) pela Escola Paulista de Psicodrama. Cursando Pós-graduação em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2020/21)
Desde 2010 é Analista do Seguro Social com formação em Psicologia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atuando na área de Reabilitação Profissional e Treinamentos. Desde 2007 é psicóloga colaboradora no Centro de Dor do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em: psicologia da saúde, psicologia hospitalar, assistência, equipe multidisciplinar, dor crônica, programas psicoeducativos na área da dor, treinamento de profissionais da área da saúde com foco no fortalecimento de recursos de enfrentamento e suporte emocional, assim como na adesão a tratamentos interdisciplinares. Tesoureira da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) durante a gestão 2015.


Claudio Samuelian

Sócio- fundador da TAPsi (empresa de Treinamento e Assistência Psicológica). Psicólogo clínico formado pela PUC-SP, psicodramatista pelo Instituto Jacob Levy Moreno de Buenos Aires e especialista em análise psicodramática pela Escola Paulista de Psicodrama (EPP). Docente da Escola Paulista de Psicodrama.
Psicólogo clínico formado há 31 anos, ao longo destes anos tem atendido pessoas com diferentes sofrimentos emocionais e pacientes com diversas doenças crônicas, dentre elas, dores crônicas. Na sua trajetória assistiu pacientes em hospital psiquiátrico e, também em hospitais gerais sempre com a preocupação de investir em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e aprimorar a comunicação entre eles e seus familiares e profissionais de saúde. Participou da organização programas psicoeducativos de dor no Hospital Novo Atibaia e, posteriormente no grupo de Dor do IOT (Instituto de Ortopedia e de Traumatologia) do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC).
Coautor de capítulos de livros e artigos sobre temas relacionados a Psicologia da Saúde, Psicodrama e a área da dor. Leciona na Escola Paulista de Psicodrama (EPP) e dá aula sobre assuntos relacionados a Psicologia da Saúde em diferentes cursos, em São Paulo, e em outros estados. É supervisor de profissionais da área da saúde.
Sua trajetória profissional lhe proporcionou extensa bagagem para atendimento de excelência voltado à pacientes, familiares e treinamento de profissionais da área da saúde.
Parcerias
Hospital São Luís
Do ano 2001 à 2007 foi desenvolvido o Curso de Extensão e Aprimoramento na área da Psicologia Hospitalar.
Sírio Libanes
Aulas no curso de Especialização em Cuidados ao Paciente com Dor no Sírio Libanes Ensino e Pesquisa, desde 2017 até o presente momento. Têm sido tratados temas relacionados à avaliação, intervenção e discussão de casos clínicos sob o ponto de vista da abordagem psicológica.
Albert Einstein
Aulas no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Dor no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, desde 2011 até o presente momento. Têm sido tratados temas relacionados à avaliação, intervenção e discussão de casos clínicos sob o ponto de vista da abordagem psicológica.
FMUSP
Aulas no curso de Avaliação e Tratamento Interdisciplinar de Dor do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Participação na organização e coordenação do curso de 2004 a 2020. Atuação voltada a conhecimentos relativos à área da psicologia e discussão de casos clínicos com intuito de melhorar a relação profissional de saúde-paciente e com isso aumentar a adesão dos pacientes aos tratamentos propostos.
Grupo de Dor do Hospital das Clínicas
Desde o ano 2000 até os dias atuais são realizadas avaliações de pacientes com diagnóstico de dores crônicas de diversas etiologias, além de intervenções individuais ou realizadas em grupos (educativos interdisciplinares e/ou psicoterápicos). Coordenação da equipe de psicólogos colaboradores do Grupo de Dor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Centro de Funcionalidade e Dor (CFDOR)
Avaliações de pacientes com diagnóstico de dores crônicas de diversas etiologias, além de intervenções individuais ou realizadas em grupos (educativos interdisciplinares e/ou psicoterápicos). Realização de cursos de capacitação para profissionais da área da saúde.